Isenção de responsabilidade geral

© 2019 S&P Dow Jones Indices LLC. Todos os direitos reservados. STANDARD & POOR'S, S&P, S&P 500, S&P 500 LOW VOLATILITY INDEX, S&P 100, S&P COMPOSITE 1500, S&P MIDCAP 400, S&P SMALLCAP 600, S&P GIVI, GLOBAL TITANS, DIVIDEND ARISTOCRATS, S&P TARGET DATE INDICES, GICS, SPIVA, SPDR e INDEXOLOGY são marcas comerciais registradas da Standard & Poor’s Financial Services LLC ("S&P"). DOW JONES, DJ, DJIA e DOW JONES INDUSTRIAL AVERAGE são marcas comerciais registradas de Dow Jones Trademark Holdings LLC ("Dow Jones"). Estas marcas comerciais em conjunto com outras foram licenciadas para a S&P Dow Jones Indices LLC. A redistribuição, reprodução e/ou fotocópia total ou parcial é proibida sem consentimento por escrito da S&P Dow Jones Indices. Este documento não constitui uma oferta de serviços nas jurisdições onde a S&P Dow Jones Indices LLC, S&P, Dow Jones ou suas respectivas afiliadas (coletivamente "S&P Dow Jones Indices") não possuem as licenças necessárias. Com exceção de alguns serviços personalizados de cálculo de índices, todas as informações fornecidas pela S&P Dow Jones Indices são impessoais e não adaptadas às necessidades de qualquer pessoa, entidade ou grupo de pessoas. A S&P Dow Jones Indices recebe compensação relacionada com o licenciamento de seus índices a terceiros e com os serviços personalizados de cálculo de índices. O desempenho de um índice no passado não é sinal ou garantia de resultados no futuro.

Não é possível investir diretamente em um índice. A exposição a uma classe de ativos representada por um índice pode estar disponível por meio de instrumentos de investimento baseados naquele índice. A S&P Dow Jones Indices não patrocina, endossa, vende, promove ou gerencia nenhum fundo de investimento ou outro veículo de investimento que seja oferecido por terceiras partes e que procure fornecer um rendimento de investimento baseado no desempenho de qualquer índice. A S&P Dow Jones Indices não oferece nenhuma garantia de que os produtos de investimento com base no índice acompanharão de modo preciso o desempenho do índice, ou proporcionarão rendimentos positivos de investimento. A S&P Dow Jones Indices LLC não é uma consultora de investimentos e a S&P Dow Jones Indices não faz declarações com respeito à conveniência de se investir em qualquer fundo de investimento ou outro veículo de investimento. A decisão de investir em um determinado fundo de investimentos ou outro veículo de investimento não deverá ser tomada com base em nenhuma declaração apresentada neste documento. Potenciais investidores são aconselhados a fazerem investimentos em tais fundos ou outro veículo somente após considerarem cuidadosamente os riscos associados a investir em tais fundos, conforme detalhado em um memorando de oferta ou documento similar que seja preparado por ou em nome do emitente do fundo de investimento ou outro produto de investimento ou veículo. A S&P Dow Jones Indices não é uma consultoria fiscal. É preciso que um consultor fiscal avalie o impacto de quaisquer títulos isentos de impostos nas carteiras e as consequências de alguma decisão particular de investimento. A inclusão de um título em um índice não é uma recomendação da S&P Dow Jones Indices para comprar, vender ou deter tal título, nem deve ser considerado como um aconselhamento de investimento. Os preços de fechamento de índices de referência dos EUA da S&P Dow Jones Indices são calculados pela S&P Dow Jones Indices com base no preço de fechamento dos componentes individuais do índice, conforme estabelecido pela sua bolsa de valores principal. Os preços de fechamento são recebidos pela S&P Dow Jones Indices de um de seus fornecedores terceirizados e verificados por comparação com os preços de um fornecedor alternativo. Os fornecedores recebem o preço de fechamento de suas bolsas de valores principais. Os preços em tempo real durante um dia são calculados similarmente sem uma segunda verificação.

Estes materiais foram preparados unicamente com fins informativos baseados nas informações geralmente disponíveis para o público e obtidas de fontes consideradas como confiáveis. Nenhum conteúdo nestes materiais (incluindo dados des índices, classificações, análises e dados relacionados a crédito, modelos, software ou outros aplicativos ou informações destes) ou qualquer parte deste (Conteúdo) poderá ser modificado, submetido à engenharia reversa, reproduzido ou distribuído de nenhuma forma, por nenhum meio, nem armazenado em bases de dados ou sistema de recuperação, sem o consentimento prévio por escrito da S&P Dow Jones Indices. O Conteúdo não deve ser usado para nenhum fim ilegal ou não autorizado. A S&P Dow Jones Indices e seus provedores de dados terceirizados e licenciadores (coletivamente "Partes da S&P Dow Jones Indices") não garantem a precisão, integralidade, oportunidade ou disponibilidade do Conteúdo. S&P Dow Jones Indices Parties não são responsáveis por quaisquer erros ou omissões, independentemente da causa, para os resultados obtidos do uso do Conteúdo. O CONTEÚDO É FORNECIDO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA". S&P DOW JONES INDICES PARTIES SE ISENTAM DE QUAISQUER E TODAS AS GARANTIAS EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, INCLUINDO MAS NÃO LIMITADAS A, QUALQUER GARANTIA DE COMERCIABILIDADE OU ADEQUAÇÃO A UM FIM OU USO EM PARTICULAR, ISENÇÃO DE BUGS, ERROS OU DEFEITOS DE SOFTWARE, QUE A FUNCIONALIDADE DO CONTEÚDO SERÁ ININTERRUPTA OU QUE O CONTEÚDO OPERARÁ COM QUALQUER CONFIGURAÇÃO DE SOFTWARE OU DE HARDWARE. Sob nenhuma circunstância, as Partes da S&P Dow Jones Indices serão responsáveis a qualquer parte, por quaisquer danos diretos, indiretos, incidentais, exemplares, compensatórios, punitivos, especiais ou consequenciais, custos, despesas, custas legais ou perdas (incluindo, sem limitação, perda de rendimentos ou perda de lucros e custos de oportunidades); em conexão com qualquer uso do Conteúdo, mesmo tendo sido alertado quanto à possibilidade de tais danos.

As informações relacionadas a crédito e outras análises, incluindo classificações, pesquisa e valorizações são proporcionadas geralmente por licenciadores e ou subsidiárias da S&P Dow Jones Indices, incluindo mas não se limitando a outras divisões da S&P Global tais como a S&P Global Market Intelligence. Quaisquer informações relativas a crédito e outras análises e declarações relacionadas no Conteúdo correspondem a opiniões emitidas na data em que são expressas e não à constatação de um fato. Quaisquer opiniões, análises e decisões de reconhecimento de uma classificação não são uma recomendação para comprar, deter ou vender quaisquer títulos ou para tomar decisões de investimento e não garantem a adequação de um valor mobiliário. A S&P Dow Jones Indices não assume nenhuma obrigação de atualizar o Conteúdo após a publicação em qualquer forma ou formato. Na hora de tomar decisões relacionadas a investimentos e outras decisões comerciais, o Conteúdo não é confiável e não substitui a habilidade, senso e experiência do usuário, sua administração, empregados, consultores e/ou clientes. A S&P Dow Jones Indices LLC não é fiduciário nem uma consultora de investimentos. Embora a S&P Dow Jones Indices obtenha informações de fontes que acredita serem confiáveis, não realiza uma auditoria nem assume a responsabilidade de avaliar ou solicitar a verificação independente de quaisquer informações que recebe.

Na medida em que as autoridades regulatórias permitam, para efeitos regulatórios específicos, uma agência reconhecer uma classificação em uma jurisdição diferente da original, a S&P Global Ratings se reserva o direito de atribuir, revogar ou suspender tal reconhecimento em qualquer momento e a seu critério exclusivo. A S&P Dow Jones Indices, incluindo a S&P Global Ratings, se isentam de quaisquer obrigações decorrentes da atribuição, revogação ou suspensão de um reconhecimento, bem como de qualquer responsabilidade por danos supostamente sofridos por causa disso. As subsidiárias da S&P Dow Jones Indices LLC, incluindo a S&P Global Ratings, podem receber uma compensação por suas classificações e algumas análises relacionadas a crédito, geralmente por parte de emissoras, subscritores de títulos ou devedores. Tais subsidiárias da S&P Dow Jones Indices LLC, incluindo a S&P Global Ratings, se reservam o direito de divulgar suas opiniões e análises. As classificações e análises públicas da S&P Global Ratings Services estão disponíveis nos sites www.standardandpoors.com (gratuito), www.ratingsdirect.com e www.globalcreditportal.com (assinatura) e podem ser distribuídas por outros meios, incluindo publicações da S&P Global Ratings e de redistribuidores. Informações adicionais sobre nossas tarifas de classificação estão disponíveis em www.standardandpoors.com/usratingsfees.

A S&P Global mantém algumas atividades de suas unidades de negócios separadas umas das outras a fim de preservar a independência e a objetividade de suas respectivas atividades. Como resultado, algumas unidades de negócios da S&P Global podem ter informações que não estejam disponíveis a outras unidades de negócios. A S&P Global estabelece políticas e procedimentos para manter a confidencialidade de algumas informações não públicas recebidas em conexão com cada processo analítico.

Além disto, a S&P Dow Jones Indices presta uma ampla gama de serviços a, ou relacionados com, muitas empresas, incluindo emissoras de títulos, consultoras de investimentos, corretoras, bancos de investimentos, outras instituições financeiras e intermediários financeiros; e, em conformidade, pode receber taxas ou outros benefícios econômicos dessas empresas, incluindo empresas cujos títulos ou serviços possam recomendar, classificar, incluir em portfólios modelos, avaliar, ou abordar de qualquer outra forma.

O Padrão Global de Classificação Industrial (GICS® em inglês) foi desenvolvido por e é de propriedade exclusiva e uma marca comercial da S&P e MSCI. A MSCI, a S&P e nem qualquer outra parte envolvida em fazer ou compilar quaisquer classificações do GICS fazem quaisquer garantias ou declarações expressas ou implícitas com relação a tal padrão ou classificação (ou aos resultados a serem obtidos pela sua utilização) e todas as partes, por este instrumento, expressamente se isentam de todas as garantias de originalidade, precisão, integridade, comerciabilidade ou adequação a um fim particular com relação a qualquer padrão ou classificação. Sem limitar o que foi exposto acima, sob nenhuma circunstância, a MSCI, a S&P e nenhuma de suas afiliadas ou terceiro envolvido em fazer ou compilar quaisquer classificações do GICS terá qualquer responsabilidade por quaisquer danos diretos, indiretos, especiais, punitivos, consequenciais ou quaisquer outros (inclusive perda de lucros), mesmo se notificado da possibilidade de tais danos.

ASX, ALL ORDINARIES são marcas comerciais registradas da ASX Operations Pty Ltd. e foram licenciadas para uso da S&P Dow Jones Indices.

BCS é uma marca comercial registrada da Bolsa de Santiago e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

BM&F e BOVESPA são marcas comerciais registradas da Bolsa de Valores de São Paulo e foram licenciadas para uso da S&P Dow Jones Indices.

BMV é uma marca comercial registrada da Bolsa Mexicana de Valores, S.A.B. de C.V. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

Brookfield Redding, Inc. e/ou suas subsidiárias (incluindo mas não se limitando a Brookfield Asset Management Inc., coletivamente "coeditor") possuem alguns direitos comerciais sobre os Dow Jones Brookfield Infrastructure Indexes, os quais foram licenciados para uso da S&P.

BVL é uma marca comercial registrada da Bolsa de Valores de Lima S.A. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

BYMA é uma marca comercial registrada de Bolsas y Mercados Argentinos S.A. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

CASE-SHILLER é uma marca comercial registrada de CoreLogic Case-Shiller, LLC e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

Cboe e VIX são marcas comerciais registradas de Cboe Exchange, Inc. e foram licenciadas para uso da S&P Dow Jones Indices.

CSE é uma marca comercial registrada da Bolsa de Valores de Colombo e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

DEUTSCHE BANK, DB e db são marcas comerciais registradas de Deutsche Bank AG e foram licenciadas para uso da S&P Dow Jones Indices.

EGX é uma marca comercial registrada da Bolsa de Valores do Egito e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

EXPERIAN é uma marca comercial registrada de Experian Information Services Inc. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

FMDQ é uma marca comercial registrada da Bolsa de Valores FMDQ OTC da Nigéria e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

GSCI é uma marca comercial registrada do The Goldman Sachs Group, Inc. ("Goldman") e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices. O índice S&P GSCI não é criado, endossado, patrocinado, vendido ou promovido por nem pertence à Goldman ou suas subsidiárias e a empresa não assume nenhuma responsabilidade com respeito a tal índice ou aos dados em relação com o mesmo. Do mesmo modo, a Goldman não garante a precisão e/ou integralidade do índice ou dos dados em relação com o mesmo.

HAREL é uma marca comercial registrada de Harel Insurance Investments and Financial Services Ltd. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

HAWKAMAH é uma marca comercial registrada de Hawkamah LLC e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

HKEx é uma marca comercial registrada de HKEx Information Services Limited e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

IFCI e IFCG são marcas comerciais registradas da Corporação Financeira Internacional e foram licenciadas para uso da S&P Dow Jones Indices.

ISDA é uma marca comercial registrada de Swaps & Derivatives Association, Inc. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

JPX é uma marca comercial registrada da Bolsa de Tóquio e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

KRX e KOSPI são marcas comerciais registradas da Bolsa de Valores da Coreia do Sul e foram licenciadas para uso da S&P Dow Jones Indices.

LSTA é uma marca comercial registrada de Loan Syndications and Trading Association, Inc. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

MERVAL é uma marca comercial registrada de Bolsas y Mercados Argentinos S.A. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

Em países diferentes do Chile, MILA é uma marca comercial registrada da Bolsa de Valores da Colômbia, a Bolsa de Valores de Lima e a Bolsa de Comércio de Santiago. No Chile, MILA é uma marca comercial registrada da Bolsa de Comércio de Santiago e o Depósito Central de Valores. Esta marca comercial registrada foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

NZX e NXAZ são marcas comerciais registradas de NZX Limited e foram licenciadas para uso da S&P Dow Jones Indices.

RAFI é uma marca comercial registrada de Research Affiliates, LLC e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

RobecoSAM AG e/ou seus sucessores ou subsidiárias possuem certos direitos de propriedade intelectual sobre os Dow Jones Sustainability Indexes e tais direitos foram licenciados para uso da S&P Dow Jones Indices.

RobecoSAM AG (Josefstrasse 218, 8005 Zurique, Suíça), em conjunto com suas empresas afiliadas e associadas ("RobecoSAM"), fornece informações de pesquisa sobre os critérios ESG para uso da S&P Dow Jones Indices, com base no seu estudo exclusivo de sustentabilidade corporativa. RobecoSAM não será responsável por quaisquer danos diretos, indiretos ou subsequentes relacionados com o uso que a S&P Dow Jones Indices faça das informações de pesquisa sobre ESG de RobecoSAM. RobecoSAM nega todas as garantias, expressas ou implícitas, incluindo mas não se limitando a garantias implícitas da comerciabilidade e adequação para qualquer finalidade específica.

TAIFEX é uma marca comercial registrada da Bolsa de Contratos Futuros de Taiwan e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

TOPIX é uma marca comercial registrada da Bolsa de Valores de Tóquio e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

TSX é uma marca comercial registrada de TSX, Inc. e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.

TWSE é uma marca comercial registrada da Bolsa de Taiwan e foi licenciada para uso da S&P Dow Jones Indices.


DIVULGAÇÃO DE DESEMPENHO
Todas as informações apresentadas antes da data de lançamento de um índice são hipotéticas (geradas mediante backtesting) e não constituem desempenhos reais. Os cálculos de backtesting estão baseados na metodologia que estava em vigor na data de lançamento do índice. No entanto, na criação do histórico a partir de backtesting para períodos em que há anomalias do mercados ou otros períodos que não refletem o ambiente geral de mercado, as regras de metodologia do índice podem ser flexibilizadas para capturar um univero suficientemente amplo de títulos a fim de estimular o mercado alvo que o índice procura medir ou a estratégia que o índice procura capturar. Por exemplo, os limites de capitalização de mercado e liquidez podem ser reduzidos. As metodologias completas dos índices estão disponíveis em www.spdji.com. O desempenho passado de um índice não é um sinal de resultados no futuro. A aplicação prospectiva da metodologia usada para construir o índice pode não gerar um desempenho comparável com os retornos gerados mediante backtesting que são apresentados.

A S&P Dow Jones Indices define várias datas para assistir os seus clientes no fornecimento de transparência. A Primeira Data de Valorização é o primeiro dia para o qual existe um valor calculado (seja ativo ou obtido pelo processo de backtesting) para um determinado índice. A data base é a data na qual o índice é estabelecido, a um valor fixo, para fins de cálculo. A data de lançamento designa a data na qual os valores de um índice são considerados "ao vivo" pela primeira vez: valores do índice fornecidos para qualquer data ou período de tempo anterior à data de lançamento do índice são considerados submetidos a backtesting. A S&P Dow Jones Indices define a data de lançamento como a data pela qual os valores de um índice são conhecidos por terem sido liberados ao público, por exemplo, através do site público da empresa ou seu datafeed a partes externas. Para índices da marca Dow Jones introduzidos antes de 31 de maio de 2013, a data de lançamento (que antes de 31 de maio de 2013 era chamada de "data de introdução") é estabelecida em uma data na qual não é mais permitido serem feitas quaisquer modificações à metodologia do índice, mas que podem ter sido anteriores à data da divulgação pública do índice.

O período de backtesting não abrange necessariamente o histórico completo do índice que estiver disponível. Por favor, consulte o documento sobre a metodologia do índice, disponível em www.spdji.com, para obter mais detalhes sobre o índice, inclusive a maneira pela qual ele é rebalanceado, os prazos de tal rebalanceamento, os critérios para inclusões e exclusões, bem como todos os cálculos do índice.
Outra limitação do uso das informações obtidas pelo processo de backtesting é que, geralmente, o cálculo com backtesting é preparado com o benefício da visão a posteriori. As informações do backtesting refletem a aplicação da metodologia do índice e a seleção dos componentes do índice retrospectivamente. Nenhum registro hipotético pode ser completamente responsável pelo impacto do risco financeiro em operações reais. Por exemplo, há diversos fatores relacionados aos mercados de ações, rendimento fixo ou commodities em geral, que não podem ser e que não foram contabilizados na preparação das informações do índice apresentado, todos os quais podem afetar o desempenho real.

Os retornos do índice que se mostram não representam os resultados de operações reais de ativos/títulos. A S&P Dow Jones Indices LLC mantém o índice, calcula os níveis do índice e o desempenho apresentado ou analisado, mas não administra ativos reais. Os retornos do índice não refletem o pagamento de quaisquer encargos ou taxas de vendas que um investidor possa pagar para adquirir os títulos subjacentes no índice ou fundos de investimento que se destinam a acompanhar o desempenho do índice. A imposição destas taxas e encargos faria com que o desempenho real e aquele obtido pelo processo de backtesting dos títulos/fundos fosse inferior ao desempenho do índice mostrado. Como um exemplo simples, se um índice teve rendimentos de 10% sobre um investimento de US$ 100.000 por um período de 12 meses (ou US$ 10.000) e uma taxa real baseada no ativo de 1,5% foi fixada no final do período sobre o investimento mais os juros acumulados (ou US$ 1.650), o rendimento líquido seria de 8,35% (ou US$ 8.350) para o ano. Durante um período de três anos, uma taxa anual de 1,5% deduzida no final do ano com um retorno presumido de 10% por ano geraria um rendimento bruto de 33,10%, uma taxa total de US$ 5.375 e um rendimento líquido cumulativo de 27,2% (ou US$ 27.200).

Processando ...